Dicas de Defeitos
Marca :LG
Modelo:LG32LN536B 32LN540B
Defeito:Liga e da imagem com varias linhas coloridas na vertical, nota-se tambem leve zumbido na t-con
Solução :Tensão de alimentação da tcon baixa, com cerca de 9,5v. Trocar Q409
49LB5500 :Piscando blackligth
Solução :Q803 e ou Q806 alterados, leds queimados tela piscando ou sem imagem (com som normal).Devem ser testados fora do circuito os fets Q803 e Q806 são, do tipo PF610BL, mas podem ser substituídos pelo irf8010 o único porém é soldar os pinos de forma correta (GD e S) e fixar os fets isolados da carcaça
60UM7270PSA :Intermitente sem imagem, sem caracteres, com som normal :Verificando a placa t-con na parte traseira, embaixo do processador e embaixo do IC U300 (5567S) havia sinais de superaquecimento. Ao aquecer o CI a placa volta a ter as tensões de 17V (Substituição do IC U300 (5567S) ou substituir a placa t-con.) 60PB6500 :Imagem com sombras escuras enfumaçada (Resistor 2R2 R55 placa ysus) 47LA6200 :NÃO LIGA, LED PISCANDO SEM PARTIR.(FALTA DE +1.2V_MTK_CORE (CLIENTE RECAMOU QUE APARELHO SE REINICIALIZAVA NO INICIO).(TROCA DO IC2400 = BD86106EFJ)
Backligt ligado mas sem imagem. Sem 12 V que vai pra tela.(Backligt ligado mas sem imagem. Sem 12 V que vai pra tela)Substituir o Q2407 na placa principal.
A medição e avaliação das grandezas de um circuito eléctrico é efectuada através de instrumentos de medida, seja na vertente de desenvolvimento, concepção ou reparação de circuitos electrónicos, a utilização de instrumentos de medida é fundamental para uma correcta análise do circuito. Podem existir equipamentos destinados a verificar componentes electrónicos ou circuitos dedicados, no entanto, existem alguns instrumentos de medição imprescindíveis na área da electrónica.
Multímetro
Multímetros são instrumentos de teste muito úteis. Ao rodar um comutador multi-posições no medidor, o multímetro pode rápida e facilmente ser configurado para voltímetro, amperímetro ou ohmímetro. Tem várias configurações (escalas) para cada tipo de medidor e escolha de CA(corrente alternada) ou CC(corrente contínua). Alguns multímetros têm recursos adicionais, teste para transístor, teste para condensadores(capacitores) e frequencímetro.
Escolher um multímetro
Um multímetro digital é a melhor escolha para o primeiro multímetro, mesmo o mais barato, é apropriado para projetos simples. Se pretender comprar um multímetro analógico certifique-se que tem alta sensibilidade mais de 20kΩ/V para corrente contínua, uma sensibilidade inferior a este valor não é aconselhável para utilização em eletrónica. A sensibilidade em AC (corrente alternada é menos importante). Cuidado com os multímetros analógicos baratos concebidos para aplicações de electricidade onde não é necessário precisão, a sua sensibilidade é muito baixa criando erros de leitura em circuito eletrónicos comuns.
Multímetro digital
Multímetro digital
Todos os medidores digitais têm uma bateria(pilha) para os alimentar não usam praticamente nenhuma tensão ou corrente poder do circuito em teste. Isto significa que, nas escalas de tensão DC(corrente contínua) têm uma resistência muito alta (impedância de entrada) 1MΩ ou mais, normalmente 10MΩ É improvável de afetar o circuito sob teste.
Escalas típicas para multímetros digitais, como o da ilustração: (Os valores indicados são os de leitura máxima em cada escala)
- DC (Tensão): 200mV, 2000mV, 20V, 200V, 600V.
- AC (Tensão): 200V, 600V.
- DC (Corrente): 200µA, 2000µA, 20mA, 200mA, 10A*.
- AC (Corrente): Nenhuma. (provavelmente não é necessária).
- Resistência: 200ohm, 2000ohm, 20kohm, 200kohm, 2000kohm, Teste de diodo.
* A escala de 10A tem geralmente uma ligação independente.
Alguns medidores digitais têm um especial teste para díodo uma vez que a escala de resistência não pode ser usado para testar diodos e outros semicondutores.
Multímetro Analógico
Multímetro Analógico
Os medidores analógicos usam alguma energia do circuito em teste. Devem ter uma alta sensibilidade de pelo menos 20kΩ/V ou podem perturbar o circuito em teste dando leituras erradas.
Baterias dentro do instrumento fornecem energia para as escalas de resistência, deve-se evitar deixar o medidor em uma escala para medir resistência, a sua utilização directa num circuito com tensão pode danificar o aparelho, por sistema, sempre que utilizar o aparelho para medições em resistores(resistências) certifique-se que muda a escala para tensão. intervalos típicos de multímetros analógicos, tais como o da ilustração: (Os valores de tensão e corrente são dadas a leitura máxima em cada intervalo)
- DC (Tensão): 0.5V, 2.5V, 10V, 50V, 250V, 1000V.
- AC (Tensão): 10V, 50V, 250V, 1000V.
- DC (Corrente): 50µA, 2.5mA, 25mA, 250mA.
- Correntes elevadas raramente são possíveis de medir com um múltimetro analógico.
- AC (Corrente): Nenhuma. (provavelmente não é necessária).
- Resistência: 20Ω, 200Ω, 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ.
- Estes valores de resistência está no meio da escala para cada intervalo.
É uma boa idéia para deixar um multímetro analógico, quando não está em uso, em escala de tensão DC o mais elevada possível.
Voltímetro e amperímetro
O voltímetro (mete tensão em volt) e o amperímetro (mede corrente em ampere) são os medidores mais usados e os que provocam alguns problemas se não se perceber exatamente como são utilizados. O voltímetro é usado em paralelo com o circuito, e o amperímetro em série necessitando quase sempre de ser intercalado no circuito, ou seja, desligar e colocar o aparelho em linha com o restante circuito.
Voltímetro
Simbolo Voltímetro
O voltímetro é utilizado para verificar a tensão entre dois pontos no circuito, existem dois tipos básicos o digital e o analógico.
Utiliza-se colocando as pontas num circuito sujeito a tensão, pode ter escalas de medida em AC e DC, tem uma resistência elevada entre as pontas de medida, é usado em paralelo com o circuito que se vai medir.
Amperímetro
Símbolo Amperímetro
É utilizado para medir a corrente que circula num circuito elétrico, é colocado em série na linha do circuito, a sua resistência é muito baixa, pode ser usado em AC ou DC, o uso indevido pode danificar o medidor é comum o utilizador após uma medição de correntes, usar o equipamento para medir tensões, é necessário um especial cuidado com este aspeto. ATENÇÃO: O uso indevido do amperímetro pode danificar o aparelho e o circuito onde for efetuada a medição. Use sempre o amperímetro em série no circuito o que, normalmente, implica desligar o circuito e intercalar o medidor.
Ohmímetro
Simbolo Ohmímetro
Mede a resistência de um componente ou circuito, diferencia-se especialmente nos analógicos, porque a escala é inversa. Utiliza-se para medir componentes ou circuitos sem tensão. A utilização em circuitos sujeitos a tensão pode danificar o medidor.
Wattímetro
O wattímetro combina dois elementos de leitura, a tensão e a intensidade de corrente, é colocado por isso, em paralelo com o circuito e em série.
Osciloscópio
Simbolo Osciloscópio
Verifica visualmente a forma de onda, a sua amplitude e tempo, em circuitos complexos, é uma ferramenta fundamental. Este processo visual produz a forma de onda que circula em determinado condutor, criando uma amplitude B num determinado tempo A, as escalas do equipamento e as ponteiras de medição, permitem adequar o instrumento de medição à frequência e amplitude de tensão de modo a que se visualize a forma de onda em toda a sua amplitude.
Frequencímetro
O frequencímetro permite verificar a frequência gerada por um oscilador ou a frequência que uma linha condutora tem. A sua concepção é quase e apenas em formato digital. Alguns modelos de multímetros têm um frequencímetro incorporado
Tipos de componentes:
- Passivos: Definem-se como passivos os componentes que não necessitam de uma fonte de energia externa para funcionarem.
(Resistores, capacitores, bobinas)
- Ativos: Definem-se como ativos os componentes que necessitam de energia externa para executarem as suas funções
(Transístores, válvulas terminónicas, circuitos integrados).
Componentes eletrónicos passivos
Componentes eletrónicos ativos
Como funcionam os componentes eletrónicos ?
Cada componente executa uma ou várias funções que podem ser usadas individualmente ou em conjunto com outros componentes. Algumas funções são simples (regular, diminuir ou dividir tensão) outras exigem alguma complexidade e uma estrutura com vários componentes. A tabela seguinte indica a função de cada componente electrónico, a sua constituição e base de funcionamento.
Componentes eletrónicos
Dúvidas na identificação de resistores(resistências)
A resistência tem apenas 3 faixas de cor
Quando existem apenas 3 faixas de cor, a tolerância é 20% Exemplos:
Vermelho, vermelho, marrom(castanho) é uma resistência de 220 ohm, 20%.
Marrom(castanho), preto, laranja é um resistor 10k, 20%
Se uma das cores for prata ou ouro, o valor será inferior a 10 Ω sendo o Ouro (0,1) e Prata (0.01) os valores multiplicadores.Por exemplo, Verde, Azul, Prata será 5 6 x 0,01 = 0,56 Ω
Mas, se as cores são Amarelo, Violeta, Ouro o valor será 4 7 x 0,1 = 4,7 Ω
Se o resistor tiver 4 cores, a última passa a ser tolerância quando as duas últimas são Ouro e Prata, por exemplo, a mesma resistência 4,7 Ohm com 4 cores.
Qual é a primeira faixa(banda)?
Algumas regras que se podem seguir:
- Alguns resistores(resistências) têm as faixas de cor agrupadas ou perto de uma extremidade. Olhe o resistor com as bandas agrupados à sua esquerda e leia a resistência da esquerda para a direita.
- Nas Resistências(resistores) com 5% e 10% de tolerância: coloque a banda da tolerância na direita(prata ou ouro) leia a resistência da esquerda para a direita.
- A primeira banda não pode ser de prata ou ouro, por isso, ao segurar o resistor saberá onde começar. Além disso, a terceira cor para resistores 4-banda será menor que azul (106) e a 4ª cor para resistências com 5 faixas será verde (105) ou menos, como valores básicos, as resistências variam de 0,1 Ohm e 10 Mohm.
Altere as cores ou o valor e obterá uma visualização do código de cores da resistência
Código de cores resistores com 4,5 ou 6 bandas
|